
Psicanálise e Cultura
Meu nome é Sandro Cavallote. Sou Psicanalista, professor, escritor e comunicólogo e a ideia deste podcast é falar um pouco sobre psicanálise, inconsciente, Escuta, linguagem, comunicação, cultura, mídia e o que aparecer na mente, pensar o "Mal-estar da nossa época". Sem um roteiro pré-definido, a construção do conteúdo é basicamente apertar o REC e gravar o que sai, inclusive erros, sons externos do meio ambiente e até atos falhos. Nada de muita formalidade, sem pretensão nenhuma de qualquer coisa. Sejam bem-vindos. Novos episódios mensais. Conheça meu trabalho: www.psicanalistacavallote.com.br
Psicanálise e Cultura
#069 - Finitude(s)
Talvez a grande ironia das finitude(s) seja essa: a de que ao abraçar os finais pode nos abrir para novos começos. Abrir mão da sensação de controle para que novos caminhos possam ser pavimentados, e novas sensações possam ser descobertas. Ao permitir-se vivenciar recomeços, a finitude fica menos implacável, menos dolorosa.
Mesmo que aquela, a derradeira, esteja totalmente fora de nosso alcance comportamental.
Vamos falar sobre o assunto?
Refs.:
• "Análise terminável e intermínável". FREUD, Sigmund
• "Escritos". LACAN, Jacques
• David Bowie / Blackstar
_
Como sempre: é gravado de primeira, sem preparações. Caso eu tenha falado alguma besteira, é só me avisar. Mas a ideia é essa mesma: falar e ver o que sai.
Veja também a versão em vídeo no Youtube!
• Conheça meus espaços de transmissão: Link aqui
• Instagram: Link aqui
• E-mail: cavallote@gmail.com
Obrigado por escutar o podcast!